sexta-feira, 20 de maio de 2011

Palavreio – Leandro Maia


Tanto tu nimim
Não sei o que fazer
Te tento seduzir
Te tento tu trazer
Me tento te trazer
Me meto tu nimim
Me minto tu – não sei
Te tento seduzir
Eu tanto te montei
Teu manto de Turim.

Recebi na RádioCom a presença do músico e compositor Leandro Maia que lança hoje o Cd-Livro Palavreio, com apresentação no Theatro Guarany.

Entrevista realizada no Programa Navegando RádioCom:



Palavreio apresenta canção impregnada de literatura. A obra caracteriza-se como um tratado autoral em três partes sobre canção brasileira: Palavra de Papel (poemas), Palavra Dita (poemas recitados) e Canção, onde realiza o percurso da palavra falada à palavra cantada.

Dialogando com as influências de poetas, escritores e compositores como Luís de Camões, João Simões Lopes Neto, Noel Rosa, Manuel Bandeira, João Guimarães Rosa, Drummond, entre outros, Leandro Maia depura o conceito de antropofagia e tropicalismo, misturando formas eruditas e populares. Em suas canções aparecem citações de Villa-Lobos, Lennon e Mcartney, Richard Wagner, J.S. Bach, além de literatura de cordel, haikai e poesia concreta.

Esta pluralidade de manifestações culturais - que ocorre de forma orgânica e bem articulada - condiz com o próprio fenômeno da canção brasileira: híbrida e bela, mestiça e única, sofisticada e simples. O trabalho também rendeu a Leandro o Prêmio Açorianos de Música na categoria Revelação.

Palavreio tem a produção musical de Pedrinho Figueiredo e ilustrações do músico e artista plástico Jorge Herrmann. O disco conta com diversas participações especiais, como Hique Gomez, Luciano Maia e Ernesto Fagundes, além de trazer a sonoridade de mais de 20 músicos do Rio Grande do Sul.


Um comentário:

Jun disse...

assisti em porto, é mto literário,vc vai gostar mto!! meus beijos. =-)