domingo, 16 de janeiro de 2011

The Falling Man


Talvez a imagem mais poderosa do desespero no início do século XXI
não seja encontrada na arte, literatura ou mesmo na música popular.
Pode ser encontrada em uma única fotografia.
[ Mark D. Thompson ]



"The Falling Man" se refere à fotografia acima, tirada pelo fotógrafo da Associated Press, Richard Drew, mostrando um homem caindo da Torre Norte do World Trade Center, às 09h41:15, durante o ataque terrorista em 11 de setembro de 2001, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

O homem da imagem - cuja identidade permanece incerta, - foi uma pessoa das que, aparentemente, foram forçadas a saltar dos andares superiores daquele arranha-céu antes do completo desmoronamento dele, ao ficarem presas pelo fogo e pela fumaça. Cerca de 1.344 pessoas foram emboscadas nos andares acima das zonas de impacto dos aviões. E pelo menos 200 delas saltaram.

Oficialmente, todas as mortes nos ataques, com exceção dos seqüestradores, foram consideradas homicídios e o escritório examinador médico da cidade de Nova Iorque afirmou que não classificou as pessoas que saltaram como "suicidas": "Um "suicida" é alguém que vai ao escritório de manhã sabendo que vai cometer suicídio... Essas pessoas foram forçadas a sair pela fumaça e pelas chamas."
.

Essa música e as imagens do vídeo mostram parte da confusão de sentimentos que ficam na cabeça de muitos quando refletem no que tem se tornado a nossa humanidade.


[dica do Will. Thanks!]


2 comentários:

@_amandaL disse...

Nossa! Me deu até uma zigzira esse post. Parabéns Didi, amei ^^

Jun disse...

é por isso que eu sou todo declarado seu.