quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Manuel Padeiro / Festival de Cinema em Satolep

No mundo tridimensional, tudo o que é matéria se constrói e perece.

Das pirâmides aos corpos, da pedra ao pó. Porque o tempo é absoluto, o espaço, relativo. Apenas sobra, entre nomes e ruínas, o grande rio da história, que vaga até o mar da contemporaneidade.

Manuel Padeiro era escravo, oriundo da Costa do Ouro, na África. Em Pelotas, liderou o movimento quilombola e tornou-se uma referência quando se fala em liberdade e igualdade racial. O Zumbi dos Pampas, agora, empresta seu nome a um outro processo de libertação. Um grito sem dor, sem chibata, sem saladeiros... Pois a arte não está aprisionada a monumentos... a arte pulsa, enquanto houver humanidade.

.

O Festival Manuel Padeiro de Cinema e Animação chega para transportar Pelotas ao cenário do cinema nacional, com uma mostra competitiva ao ar livre de curta-metragens nacionais, nas categorias ficção, documentário, animação, videoclipe e vídeo universitário. Além disso, a mostra paralela, que ocorre na sede do Curso de Cinema e Animação e o incentivo à vinda dos diretores classificados à mostra competitiva, buscam fazer da cidade, outrora tão voltada para o cinema, um fórum de debates e discussões cinematográficas que envolvam arte e sociedade.

Este ano, o evento ocorrerá no Parque Museu da Baronesa. E terá o financiamento com mais de R$ 25 mil em prêmios, através da Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul.

O Festival é uma realização da Gaia Cultura e Arte juntamente ao Curso de Cinema e Animação do Instituto de Artes e Design da UFPEL (Universidade Federal de Pelotas).


Confira a programação que acontece a partir de hoje (01) e vai até o dia 4, clicando aqui.

Nenhum comentário: