quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Raízes e Coração: um disco temático

.
As mãos que hoje estão livres, que soam inconfundivelmente o pampa, são as mesmas que há séculos foram retiradas de seus chãos em algum lugar de uma África, e que construíram, regados a suor e sangue as grandezas e a história que nunca lhes pertenceram. Histórias de dor e amor fazem parte do disco gravado ao vivo por
Dudu Freda, contando cenas nascidas na África com desenrolar em Pelotas, nos tempos das Charqueadas e nos dias atuais

Delicadeza, elegância e atitude. Palavras que talvez consigam descrever parte da gravação do CD/DVD “Raízes e Coração” do trabalho solo de Dudu Freda. Não foi somente uma musicalidade carregada de influências afro, em uma temática própria da boa música – o que por si só, já é um grande avanço. E também não foi apenas uma boa formação de banda com a união no palco de diferentes músicos – todos com destaque na cena pelotense. Mas, acima de tudo, foram gritos que gemem contra um passado sangrento e escravizado, de uma história vergonhosa do Rio Grande do Sul. História por tantas vezes escondida, abafada, como se não refletisse na dor de muitos ainda nos dias de hoje. Os gritos em forma de cantos e batidas, não apenas gemiam, mas traziam conforto, através de contos de um amor que nasceu na África e atravessou o Oceano para inspirar uma nova história.

Na noite de 16 de novembro, no Bar João Gilberto, o músico e compositor Dudu Freda materializou um trabalho que colecionou durante anos, pesquisando a história dos pampas na perspectiva da cultura negra, buscando trazer a tona a chibata e o sangue, mas também tambores, beleza, amor, ritos, liberdades e forças.

De acordo com Freda, o disco temático não apenas retrata a cidade de Pelotas, mas faz menção ao País, com características do passado somadas a contemporaneidade. Partindo através da arte, o disco busca não esquecer de uma luta que ainda é viva, mas que pode, com misturas de realidade e imaginário, construir um novo momento para a cidade: “Fui o elo das energias que chegaram até mim sobre histórias do negro e do amor, apenas fui o instrumento”, disse o compositor.

Com participações especiais dos músicos Aluisio Rockemback (acordeon), Daniel Zanotelli (sax), Edu da Matta (gaita) e o rapper Zullu, Dudu Freda e sua banda presentearam os participantes com um disco que, sem dúvida, mostrará Pelotas de uma forma mais verdadeira e humana.

Nenhum comentário: