domingo, 20 de novembro de 2011

20 de novembro

Dia da Consciência Negra

Que esse dia seja frutificado no decorrer de outros dias de conscientização de uma história marcada por um passado sangrento, mas guerreiro de toda e qualquer luta. Ainda nos dias de hoje.

Salve a negritude que é linda em sua essência, linda em sua beleza,
linda em sua força!




Encontrei minhas origens
Em velhos arquivos
Livros

Encontrei
Em malditos objetos
Troncos e grilhetas

Encontrei minhas origens
No leste
No mar em imundos tumbeiros

Encontrei
Em doces palavras
Cantos

Encontrei minhas origens
Na cor de minha pele
Nos lanhos de minha alma

Em mim
Em minha gente escura
Em meus heróis altivos

Encontrei
Encontrei-as, enfim
Me encontrei.

[Oliveira Silveira, o poeta que, em 1971, declarou o 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, como o Dia da Consciência Negra]

Nenhum comentário: