quarta-feira, 13 de abril de 2011

Memórias, forças e mudanças

[Cio da Terra - Caxias do Sul- 1982 - Cedida por Vera Damian]


Ausência de liberdade, sangue, censura e perseguições. Nosso País passou por dolorosos momentos da Ditadura Militar, onde o movimento estudantil, forte sujeito no processo, sofreu pressões diante do regime.

Estratégias, manifestações, encontros proibidos, mobilização e revolução interna. O Seminário do projeto "Memória do Movimento Estudantil Universitário Gaúcho no Período da Redemocratização - 1977/1985” oficialmente inicia-se hoje (13) até o dia 15, discutindo e sistematizando os principais temas que envolveram esse período que eu realmente não vivi, mas que o sinto, de alguma maneira.

Essa discussão não apenas deve ficar entre as paredes de um auditório, tampouco estampada somente em livros, arquivos ou na inquieta memória daqueles que viveram. A pretensão firma-se também em causar frutos vivificados de consciência, reflexão e forças para as mudanças que ainda necessitam acontecer.

Mudanças dentro de nós por um sistema menos intolerante e memórias que tanto nos insistem apagar, mas que devem ser espalhadas por cada canto da nossa história.
Vivas. Como naqueles tempos.


- Programação completa do Memórias em Movimento aqui.

- Teaser de divulgação

- Acompanhe o evento através do twitter do IMA e da RádioCom.

Nenhum comentário: