quarta-feira, 28 de julho de 2010

Especial das Seis – Richard Serraria

Com passagens por algumas cidades do País, o músico divulga no mês de julho seu primeiro disco solo “Vila Brasil” na capital baiana Salvador



Professor universitário de literatura e produtor cultural com atuação na cena porto alegrense há mais de 15 anos, Richard Serraria tem transitado pelo Brasil com o lançamento do trabalho que reúne 12 músicas autorais, marcando o encontro da canção do Pampa com a MPB. Seu envolvimento com o popular e ritmos africanos fazem de sua arte muito peculiar no cenário gaúcho.

Richard também faz parte da banda Bataclã FC, responsável por unir sua sonoridade à linguagem das ruas com expressões do universo sul-americano e citações literárias. Seu estilo diverso dialoga entre o rock, samba, funk e hip hop, buscando a liberdade de manifestações ideológicas em suas letras.


Juntamente com a Bataclã, faz parte do Movimento MPB [Música Para Baixar], fórum que reúne artistas, produtores, ativistas da rede e usuários da música em defesa da liberdade e da diversidade musical, sustentando sua circulação livre em todos os formatos (principalmente na Internet). Fazem parte desse movimento artistas como Leoni, Nei Lisboa e Teatro Mágico.

A defesa da colaboração afrodescendente gaúcha também é uma forte representação do seu envolvimento. A Rede Sopapo, manifesta parte da construção do estado através da história do trabalho, valorizando a contribuição negra num espaço costumeiramente associado à Europa através da imigração italiana e alemã, dentre outras. Inclusive, está sendo gravado um documentário em Pelotas - idealizado pelo músico e alguns parceiros - sobre a representação cultural do sopapo no Rio Grande do Sul. Mas isso é papo para outra hora.
.

Ainda que Richard seja um amigo, conselheiro literário e colaborador da RádioCom, me sinto segura para dizer a quem não conhece seu trabalho: de fato, é bom saber que o Rio Grande do Sul está sendo representado dentro e fora do Brasil de forma mais real e incomum do tradicionalismo que muitas vezes se torna tão oficial e superior, mesmo que este também possua sua representação e valor.

A cara do meu sul é também fortemente crioula, sambista, popular... e agora mais livre.

.

Para conhecer mais de sua ida a Salvador, clique aqui.

Richard Serraria é também comentarista na RádioCom todas as segundas-feiras no programa Navegando RádioCom, às 17h.

Um comentário:

Richard Serraria disse...

Obrigado pelas palavras, sigo em Salvador até domingo e semana que vem vou para São Paulo onde fico até dia 09 de agosto. Já são quase 30 dias longe de casa, saudade forte mas a necessidade impõe sair do quintal e avançar ao mundo com a canção crioula afro gaúcha. abç forte!