quarta-feira, 31 de outubro de 2012

110 anos de Drummond



Destruição

 Os amantes se amam cruelmente e com se amarem tanto não se vêem. Um se beija no outro, refletido. Dois amantes que são? Dois inimigos.  Amantes são meninos estragados pelo mimo de amar: e não percebem quanto se pulverizam no enlaçar-se, e como o que era mundo volve a nada.  Nada. Ninguém. Amor, puro fantasma que os passeia de leve, assim a cobra se imprime na lembrança de seu trilho.  E eles quedam mordidos para sempre. deixaram de existir, mas o existido continua a doer eternamente.

II Edição: SARAU MANIFESTA NA CASA 171


Depois da primeira edição do POESIA MANIFESTA, realizado no último dia 10, a RádioCom convida a tod@s para o SARAU MANIFESTA, que se realizará hoje (31), na Casa 171.

A atividade abre a II Edição da FLIA (Feira do Livro Independente e Autônoma).




Com:
Pedro Morales
Males Hostil
Tropa FDG
Vale y los piqueteros

Performances
Poesia
Fotografia
Rango vegano y vegetariano
Microfone aberto
Livros
Anarquia

e muito mais!

Colaboração a partir de 2 reais, em benefício da FLIA (Feira do Livro Independente e Autonôma).
Participe!

sábado, 27 de outubro de 2012

Poesia no Bar vai a Rio Grande: blues e poesia


Neste domingo (28), a literatura tomará conta da noite rio-grandina: o bar e restaurante Monaghan’s recebe a 13ª edição do Poesia no Bar


Nascido em Pelotas em agosto de 2010 com o intuito de levar um pouco de literatura aos bares da cidade através da distribuição de marca-páginas com poemas de novos poetas da região, o Núcleo Poesia no Bar vem se expandindo em eventos pela região sul e chega, pela primeira vez, em Rio Grande.

O Poesia no Bar teve doze edições, mas só a partir da sexta, em Junho de 2011, passou a contar também com edições especiais com recital dos poetas participantes do projeto, além da tradicional distribuição dos poemas em marca-páginas.

O projeto esteve inserido em várias manifestações artístico-culturais como evento oficial: Cult Bazar, Cult Festival, 2° Festival Manuel Padeiro de Cinema e Animação, 10° Aniversário da Rádio Com 104,5 FM, 3ª Feira Binacional do Livro de Jaguarão/RS, Semana do Audiovisual de Jaguarão/RS – SEDA 2012 e Sarau Poesia Manifesta.

Entre os poetas, músicos e artistas gráficos que participarão da edição rio-grandina do evento, são nomes confirmados: [de Rio Grande] Alisson Affonso, Andréia Pires, Adriana Dias Bueno, Everton Cosme, Giliard Barbosa, Jairo Lopes, Ju Blasina, Nich Lucena, Paulo Olmedo, Rody Cáceres e Volmar Camargo Jr. [de Pelotas] Álvaro Barcelos, Daniel Moreira, Ediane Oliveira, Jorge Braga, Vinícius Kusma e Valder Valeirão.

Além da distribuição de marcadores com poemas e ilustrações, do sarau poético e da apresentação musical, a 13ª edição terá ainda o lançamento do livro “O BALCÃO DASARTES IMPURAS” (editora Multifoco, RJ) – o livro traz trinta e cinco poemas publicados no blog que dá nome ao título, produzidos ao longo de treze meses, quatro cidades e dois estados da vida do poeta gaúcho Volmar Camargo Junior.

Com entrada franca, o evento é aberto ao público. Após a participação dos poetas convidados, o sarau se torna livre para declamação de poemas próprios por parte de quem lá estiver presente – todos estão convidados a prestigiar e participar do Poesia no Bar!


-> Video do POESIA NO BAR, nos 10 anos da RádioCom, em Junho de 2011:

Poesia no Bar from Rodrigo Elste on Vimeo.

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Agora.


O contrabaixista Ron Carter dizia que sua função num quinteto de jazz (e ele foi o contrabaixista do quinteto de Miles Davis) era tocar sempre a nota que impedisse os outros músicos do grupo de tocar a nota que eles imaginavam que iam tocar, obrigando-os sempre a encontrar uma nota inesperada. Penso sempre nessa frase, obsessivamente, mesmo sem ser músico, e acho que é porque no fundo a vida, tal como a vivo, é o meu Ron Carter, sempre fazendo soar a nota que me impede de tocar a nota que eu achava que ia tocar, e me obrigando a encontrar outra, à queima-roupa, numa fração de zepto-segundo. Às vezes desafino feio, falho, perco o tom e o rebolado, e os amigos me vão recolher no lixo, entre trapos de lágrimas, gatos e espinhas de peixe, e outras vezes mando tão bem que o pequeno público do enfumaçado e noturno 'pub dos corações solitários' se levanta, dança na pista e entre as mesas, esboça um sorriso entre as lanterninhas japonesas dos cigarros e os anjos boxeadores que existem em cada copo de gim e ao final aplaude e grita, olhos brilhando: 'mais um!'. E eu toco um novo solo feito das lembranças de ter sido recolhido no lixo, entre trapos de lágrimas, gatos e espinhas de peixe. Disse o Paul Valéry que um leão é feito de carneiros devorados, eu sou um carneiro feito de leões ferozes ludibriados.
[Carlito Azevedo]

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

'Nossa época anuncia a volta ao sentido puro.'


Eu acredito que a poesia tenha sido uma vocação, embora não tenha sido uma vocação desenvolvida conscientemente ou intencionalmente. Minha motivação foi esta: tentar resolver, através de versos, problemas existenciais internos. São problemas de angústia, incompreensão e inadaptação ao mundo. [Drummond]













sábado, 6 de outubro de 2012

POESIA MANIFESTA: 1ª edição



Poesia: Autores locais e Sarau livre
Música: Juliano Guerra
Performance: Andros
Exposição: Camila Hein
Poesia No Bar: Marca-páginas com poesias ao público
Apresentação: Ediane Oliveira e Junelise Martino

segunda-feira, 1 de outubro de 2012