sábado, 27 de outubro de 2012

Poesia no Bar vai a Rio Grande: blues e poesia


Neste domingo (28), a literatura tomará conta da noite rio-grandina: o bar e restaurante Monaghan’s recebe a 13ª edição do Poesia no Bar


Nascido em Pelotas em agosto de 2010 com o intuito de levar um pouco de literatura aos bares da cidade através da distribuição de marca-páginas com poemas de novos poetas da região, o Núcleo Poesia no Bar vem se expandindo em eventos pela região sul e chega, pela primeira vez, em Rio Grande.

O Poesia no Bar teve doze edições, mas só a partir da sexta, em Junho de 2011, passou a contar também com edições especiais com recital dos poetas participantes do projeto, além da tradicional distribuição dos poemas em marca-páginas.

O projeto esteve inserido em várias manifestações artístico-culturais como evento oficial: Cult Bazar, Cult Festival, 2° Festival Manuel Padeiro de Cinema e Animação, 10° Aniversário da Rádio Com 104,5 FM, 3ª Feira Binacional do Livro de Jaguarão/RS, Semana do Audiovisual de Jaguarão/RS – SEDA 2012 e Sarau Poesia Manifesta.

Entre os poetas, músicos e artistas gráficos que participarão da edição rio-grandina do evento, são nomes confirmados: [de Rio Grande] Alisson Affonso, Andréia Pires, Adriana Dias Bueno, Everton Cosme, Giliard Barbosa, Jairo Lopes, Ju Blasina, Nich Lucena, Paulo Olmedo, Rody Cáceres e Volmar Camargo Jr. [de Pelotas] Álvaro Barcelos, Daniel Moreira, Ediane Oliveira, Jorge Braga, Vinícius Kusma e Valder Valeirão.

Além da distribuição de marcadores com poemas e ilustrações, do sarau poético e da apresentação musical, a 13ª edição terá ainda o lançamento do livro “O BALCÃO DASARTES IMPURAS” (editora Multifoco, RJ) – o livro traz trinta e cinco poemas publicados no blog que dá nome ao título, produzidos ao longo de treze meses, quatro cidades e dois estados da vida do poeta gaúcho Volmar Camargo Junior.

Com entrada franca, o evento é aberto ao público. Após a participação dos poetas convidados, o sarau se torna livre para declamação de poemas próprios por parte de quem lá estiver presente – todos estão convidados a prestigiar e participar do Poesia no Bar!


-> Video do POESIA NO BAR, nos 10 anos da RádioCom, em Junho de 2011:

Poesia no Bar from Rodrigo Elste on Vimeo.

Nenhum comentário: