sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Noite inteira no antigo Cine Capitólio: 4 anos fechado

.
Na noite de sábado, o antigo Cine Capitólio servirá para o que sempre deveria existir:

exibir cinema


Os estudantes do PET do Centro de Artes da UFPEL, em parceria com professores e alunos dos cursos de Cinema, estão organizando uma sessão de cinema no mezanino do Cine Capitólio em Pelotas. Convertido em estacionamento, o antigo cinema conserva em seu andar superior uma sala de projeção que está sendo revitalizada pelo grupo especialmente para a exibição.

O Noitão de cinema é um projeto de extensão em formato de evento. O objetivo principal é a preservação da memória dos cinemas de calçada da cidade de Pelotas. A programação consistirá na exibição de três filmes durante a noite do sábado, dia 10 de setembro. A ideia, além da revitalização do espaço, é mostrar filmes que não entram ou têm pouco espaço nas janelas do circuito tradicional. A sessão é aberta à comunidade mediante inscrição que se esgotou no primeiro dia de venda.



Como surgiu a ideia:

No mês de agosto, um grupo formado por estudantes, técnico-administrativos e professores da UFPEL e outros colaboradores iniciou o trabalho de revitalização da sala que conta com o apoio dos atuais proprietários do prédio. Foi realizada a limpeza das poltronas e dos corredores, assim como a organização do foyer. Até a exibição, com o apoio da UFPEL, serão obtidos os sistemas de som e de projeção para a exibição dos filmes, assim como a dinâmica do foyer, que irá contar com um quiosque para a venda de café e salgados. Além disso, os espectadores que ficarem até o final da exibição receberão um mini café da manhã.

O formato do evento tem inspiração no Noitão Belas Artes, promovido pelo antigo Cine Belas Artes da cidade de São Paulo, que fechou as portas em meados de março deste ano. Até seu fechamento o cinema promovia noites de exibição aos cinéfilos organizadas mensalmente. A sessão promovida pelos professores e estudantes da UFPEL será a primeira desde o fechamento do Cine Capitólio ocorrido em 2007.

Nenhum comentário: