segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Meu país elegeu a primeira mulher para a Presidência da República


A maioria do meu país optou pela continuação de um governo – pesem as falhas – mas que entre os anos de 2003 e 2008, somou 21 milhões de brasileiros que deixaram a miséria e outros 32 milhões que ascenderam à classe média.

Meu país reconheceu o cuidado mais humano que essa terra vivenciou nos últimos anos e resolveu que é preferível continuar aumentando o sistema educacional público, onde, muitos jovens tiveram a oportunidade de cursar uma universidade particular. Eu sou fruto dessa geração.

E sim, reconheço muitas contradições nas políticas dos últimos tempos. Eu, como declaradora da esquerda, dos movimentos populares sociais e da luta contra a “dominação hegemônica” , sei do quanto ainda precisamos avançar. Não só em índices. Mas em qualidades. Conceitos. Afirmações. Lugares de falas. Reconhecimentos. Prioridades. Humanismos. E principalmente construções sociais.

Torço para que o meu país diverso, bonito e guerreiro, o meu Brasil que, nas palavras de Chico Buarque, “não mais falou fino com Washington, nem grosso com a Bolívia”, continue sendo reconhecido no exterior como terra de pessoas simples, mas orgulhosas de uma realidade já diferente de décadas atrás. E que, acima de tudo, seja reconhecido pela sua própria gente, como um País forte, que não perdeu a esperança. E que precisa voar.

Impossível não destacar “Novo tempo”. Canção que me enche de força. E própria para o momento.



Composição: Ivan Lins / Vitor Martins

No novo tempo, apesar dos castigos
Estamos crescidos, estamos atentos, estamos mais vivos
Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer.
No novo tempo, apesar dos perigos
Da força mais bruta, da noite que assusta, estamos na luta
Pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver.

Pra que nossa esperança seja mais que a vingança
Seja sempre um caminho que se deixa de herança
No novo tempo, apesar dos castigos
De toda fadiga, de toda injustiça, estamos na briga
Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer.

No novo tempo, apesar dos perigos
De todos os pecados, de todos enganos, estamos marcados
Pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver
No novo tempo, apesar dos castigos
Estamos em cena, estamos nas ruas, quebrando as algemas
Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer.

No novo tempo, apesar dos perigos...

Nenhum comentário: